Congresso News

Você está em:   CONGRESSO   |   NEWS 

Segundo Dia do 9º Congresso Internacional

Fique por dentro do que rolou no Dia 2. Foi incrível!

O segundo dia do 9º Congresso teve início com o hino nacional e a solenidade de abertura.

Houve o agradecimento oficial a todos os presentes e aos palestrantes desta edição, foi contada brevemente um pouco da história da Longevidade Saudável, dos Congressos e dos propósitos da medicina da longevidade.

O evento foi oficialmente aberto com um pedido aos congressistas: quando saírem daqui, apliquem o que aprenderam na própria vida, reverberem o conhecimento nos cuidados com os pacientes e contribuam com a disseminação da medicina que cuida da saúde e promove qualidade de vida.

 

Os Malefícios dos Anticoncepcionais

A primeira palestra do dia foi da Dr. Nataly Melo, que abordou com maestria os malefícios do uso dos anticoncepcionais.

Com uma breve passagem pela história de surgimento das pílulas anticoncepcionais, Dra. Nataly relembrou que o medicamento surgiu em razão de um movimento pela liberdade feminina.

Entretanto, cientificamente, a palestrante mostrou que anticoncepcionais têm muito mais malefícios do que benefícios desde sempre.

Embora as mulheres consigam realmente prevenir a gravidez indesejada, enfrentam graves efeitos colaterais em razão da composição sintética do medicamento, que é composto por hormônios inexistentes no organismo humano e que, segundo ela, tornam o endométrio um território hostil principalmente por sua função supressora.

E este é exatamente o mais grave efeito dos anticoncepcionais: seu efeito supressor é uma verdadeira agressão ao organismo feminino e um potente indutor da menopausa química.

Dra. Nataly demonstrou os prejuízos da inserção do estrogênio no organismo e expôs casos extremamente graves em que as mulheres recorrem ao uso de anticoncepcionais, que vão desde o simples desejo de não menstruar, à redução da vontade de comer doces, até o “tratamento” da síndrome dos ovários policísticos.

Ao final, fez um apelo para que os médicos mergulhem nos conhecimentos de novas alternativas contraceptivas como o DIU de cobre, para os casos em que for viável, assim como para que resgatem em seus consultórios os ensinamentos sobre a importância do uso de preservativos.

Para finalizar, ressaltou que “muitas vezes a solução é o problema, portanto, não veja a pílula como solução de algo, e sim como o problema”.

Liderança com Alma: Os Resultados da Gestão que Entende de Gente

Dr. Elias Leite é médico otorrino e ex-presidente da Unimed Fortaleza, e palestrou sobre formas de liderar considerando a alma.

Enquanto muitas pessoas usam a frase o segredo é a alma do negócio, Dr. Elias falou o tempo todo sobre a humanização da gestão a importância de considerar a alma  e os valores humanos como o sucesso de qualquer negócio.

Autor da frase “vai dar certo” que conquistou as redes e o mercado durante a pandemia e foi exibida por grandes empresas, Dr. Elias compartilhou com os congressistas a necessidade de cuidar dos seres humanos para que tudo funcione.

Com esta frase de força, fez com que muitos vencessem a pandemia, inclusive ele.

Longevidade, Câncer e Cardiometabolismo

O médico italiano Dr. Valter Longo levou para o palco do 9º Congresso a sua paixão da vida: o envelhecimento.

Sua introdução apresentou a todos o termo juventologia, “inserido” pelo próprio doutor no dicionário, em razão de seu interesse pelas formas de prolongamento da juventude.

Com uma abordagem genética, mostrou como uma mulher de 120 anos, que não tinha qualquer preocupação com hábitos saudáveis ou cuidados de saúde, foi capaz de alcançar tal idade.

Foi a partir dessa exposição, e lembrando que pouquíssimos são os agraciados, que o Dr. Longo dissertou sobre as formas de controlar a saúde para viver mais, assim como de prevenir e tratar o câncer por via dietética.

Diversos estudos foram apresentados sobre diferentes dietas com restrições calóricas, concluindo-se pelo seu potente resultado na prevenção de doenças, mas não para estender a vida.

Com relação ao câncer, Dr. Valter relatou que a dieta que simula o jejum, caracterizada por baixa caloria, baixo açúcar e riqueza de gorduras, combinada com a imunoterapia, tem potencial de melhorar em 60% a condição de pacientes oncológicos.

O doutor abordou algumas combinações de terapias com a referida dieta, mostrando que há enorme contribuição nos tratamentos, em razão da redução das células cancerígenas e de alterações significativas que dificultam sua sobrevivência.

“Se fizermos primeiro a intervenção dietética que simula o jejum, para identificar as vias de escape das células tumorais, para apenas depois inserir as terapias adequadas, conseguimos identificar os alvos metabólicos”, afirmou.

Ao final, a recomendação foi para que todos busquem acompanhamento médico, nutricional e psicológico para mudar as coisas lentamente e de acordo com o que o cada um pode fazer para o resto da vida, pois para o Dr. Valter Longo este é o melhor caminho de obtenção de mais tempo de vida, mais saúde e manutenção da juventude.

Suplementação Pediátrica: Visão Funcional e Impacto Sobre Doenças Crônicas

“A medicina é uma ciência de verdades transitórias”, foi como a Dra. Martina Cattaccini introduziu sua aula sobre a visão funcional e o impacto da suplementação pediátrica sobre as doenças crônicas.

Para conduzir a plateia ao universo pediátrico, Dra. Martina apresentou dados importantes sobre a saúde das crianças no Brasil e no mundo:

  • Uma em cada três crianças do mundo está crescendo de forma inadequada por desnutrição;
  • Em 40 anos, o número de crianças obesas passou de 11 para 124 milhões;
  • Alergias alimentares aumentaram 10 vezes nos últimos 10 anos;
  • O câncer pediátrico tornou-se a primeira causa de morta entre crianças e adolescente de 1 a 19 anos;
  • O autismo aumentou 22% de 2018 para 2021, com 50% mais chances de uma criança ser diagnosticada até os 4 anos de idade; 

Foi com este breve panorama da realidade que Martina desenhou sua crítica à alimentação das crianças, que é sem dúvida um reflexo do déficit alimentar e de conhecimento sobre alimentação dos adultos.

Além da importância da suplementação, a palestrante destacou que inúmeras mães já engravidam em situação de fome oculta, ou seja, tem aporte nutricional deficitário na gestação e lactação, o que é fator chave no desenvolvimento de distúrbios graves na infância e durante a vida.

Como exemplo, a deficiência de ferro comum em muitas gestantes é extremamente prejudicial ao desenvolvimento neurológico das crianças. A baixa vitamina D aumenta em muito as chances de parto prematuro e de deficiências. E diversas são as questões maternas que comprometem a saúde e o desenvolvimento infantil.

A partir deste cenário, Dra. Martina relembrou a importância da abordagem individualizada dos pacientes pediátricos, a necessidade de atenção médica para a realização de exames em crianças, como também para a importância da educação e orientação de mães e familiares como forma de frear e reverter a situação da saúde infantil, além da não padronização de tratamentos.

Sexualidade Como Pilar da Longevidade

Dra. Camila Prestes levou para palco um assunto em voga atualmente, mas ainda cercado de tabus e preconceitos: a sexualidade.

Dados mostrados pela doutora são de que 55% das mulheres nunca tiveram orgasmos, 30% não tem desejo e 30% não tem desejo sexual e nunca tiveram um orgasmos na vida. 

Estes são dados de mulheres jovens, então o assunto precisa ser tratado, para que haja um afastamento da ideia puramente reprodutiva e uma aproximação com o prazer, mas especialmente com a saúde, com a energia e a vitalidade.

“Estarmos hoje falando sobre sexualidade é muito significartivo, tanto para a vida de vocês que estão presentes, como a de seus familiares e pacientes, porque sexualidade é saúde e vida”, comunicou.

Para a doutora, a sexualidade engloba contato, carinho, prazer, sentimentos, interações e ações e, por se tratar de saúde, deve ser tratado de forma adequada nas mais diversas fases da vida, desde a infância à melhor idade. 

Dra. Camila abordou os diversos aspectos da expressão sexual, tratando desde os comportamentos mais sutis e aceitos publicamente, até os comportamentos íntimos como masturbação, beijos, carícias, e frisou que “Nada substitui o sexo, nem mesmo as relações sociais ou a amizade”.

Em relação à parte hormonal, Dra. Camila mencionou que a excitação sexual eleva a ocitocina, promovendo sensação de bem estar e melhora da autoestima, e o ato sexual contribui com a liberação da dopamina, que ajuda na aproximação e fortalecimento de vínculo entre casais.

Para finalizar, a palestrante fez o alerta aos congressistas de que há grande desconforto de médicos em tratar sobre sexualidade com pacientes que têm idade correspondente a de seu pais, e aproveitou para pedir que deem o primeiro passo sobre o assunto, porque em razão de não estarem mais em idade fértil, o número de ISTs em idosos sexualmente ativos têm aumentado expressivamente.

Ou seja, é imperativo tratar de sexualidade nos consultórios e com pacientes de todas as idades.

Glutationa: Um Marcador e Antioxidante Para O Envelhecimento

Dr. José Ribas iniciou sua aula relembrando que o processo de envelhecimento está acontecendo a todo momento.

Em 2030, o número de idosos estará maior do que o de adolescentes, portanto “falar de envelhecimento é falar do público que será majoritariamente atendido pelos médicos em pouco tempo”, reforçou.

Juntamente com o envelhecimento, o número de doenças crônicas também vem aumentando, portanto saber mais sobre estilo de vida é imperativo aos médicos que desejam uma vida saudável e que desejam melhores resultados aos pacientes.

“Como tudo começa no intestino, o estilo de vida precisa ser mudado”, afirmou.

Neste sentido, Dr, Ribas abordou fatores que contribuem com o estresse oxidativo, como o excesso de toxinas, tabagismo, etilismo, que acarreta inflamação e todas as doenças crônicas.

Ou seja, diminuir o estresse oxidativo, que tem seus marcadores manifestados principalmente a partir dos 40 anos, é prolongar a longevidade, a partir de cuidados simples.

O estilo de vida, a nutrição, a suplementação, os antioxidantes endógenos e exógenos, vão favorecer os processos de regeneração e limpeza celular e, consequentemente, o melhor envelhecimento.

Por isso, Dr. Ribas falou da glutationa, que se apresenta como importantíssimo antioxidante, presente em todas as células do organismo, de via intra e extra ceclular, associada ao processo de proteção também a nível mitocondrial.

O médico aprofundou o tema, inclusive orientando sobre exames possíveis para verificação de seus níveis, além de cofatores como (fito)nutrientes, ômega 3, B12, selênio e outros, que auxiliam na melhor produção e absorção da glutationa.

Foi desta forma que tratou das demais formas de obtenção/produção de glutationa, além da dieta, ressaltando que ela está ligada também ao processo de desintoxicação do organismo, ao melhor desempenho cognitivo, ao controle do diabetes e principalmente ao processo de envelhecimento.

A Oncologia do Terceiro Milênio: O Indivíduo no Centro da Cura

O médico Dr. Gustavo Vilela subiu ao palco prometendo entregar aos médicos uma visão disruptiva sobre a oncologia.

“Não vim trazer obviedades. Vim trazer questões controversas sobre a oncologia, mas é como eu vejo a coisa” afirmou.

Em sua introdução, Dr. Gustavo apresentou ao público uma técnica japonesa, que utiliza em seu trabalho, que examina o paciente a partir da física como base, já rompendo com a prática comum da bioquímica.

E foi um desenho feito desta maneira que ilustrou a palestra para mostrar áreas com marcadores tumorais, órgãos e microorganismos no corpo de um paciente.

Dr. Gustavo fez um estudo de caso com os congressistas, mostrando inclusive como a técnica permite a visualização da efetividade dos tratamentos propostos para um paciente.

Alguns casos foram divididos com os médicos durante a palestra, assim como diversos resultados foram expostos para fortalecer a efetividade da técnica.

Menopausa: Desvendando os Mitos e Erros da Concepção 

A última palestra do dia foi do ginecologista Dr. André Vinícius, que abordou um tema essencial para todas as mulheres.

A menopausa é uma etapa inevitável da vida feminina, mas que foi muito negligenciada por muitos anos no Brasil, haja vista que por muito tempo as mulheres sequer chegavam à idade em que ela ocorre.

Entretanto, atualmente batemos 8 bilhões de pessoas no mundo e a OMS estima que tenhamos 1 bilhão de mulheres na menopausa, portanto é imprescindível falar de reposição hormonal.

Dr. André relembrou aos congressistas que mulheres com mais de 50 anos têm grande desejo de se cuidar, mas são muito negligenciadas pelos médicos que não entendem sobre reposição hormonal.

Além disso, com o aumento da expectativa de vida, as mulheres passam um terço da vida na menopausa, portanto é preciso atenção para elas em razão de ser este um momento extremamente desafiador.

Encerramento do Dia 2

O segundo dia foi finalizado de forma especial.

Foram prestigiados com o Prêmio Longevidade Saudável o Dr. José Luiz Verde, in memorian, por representar a disseminação da medicina integrativa no Brasil juntamente com o Dr. Ítalo Rachid, tornando-se um ícone desse movimento.

A Dra. Nayara Belleza também recebeu sua homenagem pela contribuição e a credibilidade passadas com sua atuação e disseminação da medicina que cuida da saúde, voltada para as crianças.

Por fim, o terceiro homenageado do dia foi o médico português Dr. Efrain Olszewer, uma grande referência internacional da medicina integrativa, justamente por sua coragem de enfrentar as limitaçãos da medicina convencional e contribuir com a disseminação do modelo de medicina voltado para os cuidados da saúde também no Brasil.

As homenagens foram extremamente emocionantes e fizeram com que os congressistas ovacionassem os agraciados.

Este foi um pequeno resumo do segundo dia. Amanhã teremos mais!

Compartilhe