Uma grande imersão sobre saúde e qualidade de vida. Veja como será essa experiência!
Daqui a poucos dias, terá início a 9ª edição do Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana.
O evento exclusivo para médicos acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Estarão reunidos 1.500 congressistas interessados em ampliar seus conhecimentos no tipo de medicina focado na prevenção de doenças através de hábitos e estilo de vida saudável.
Como surgiu o Congresso?
Em 1997, o inconformismo com a visão da medicina extremamente voltada aos sintomas e ao manejo de doenças fez com que o médico Dr. Ítalo Rachid partisse para os Estados Unidos para uma temporada de 4 anos de estudos sobre a medicina funcional integrativa.
Ainda por lá, o Dr. teve a oportunidade de participar de um congresso totalmente voltado ao tratamento da saúde com vistas a manter as pessoas bem o maior tempo possível.
Impactado, retornou ao Brasil e decidiu compartilhar tudo que havia aprendido com outros colegas médicos e, então, iniciar uma revolução positiva da medicina brasileira.
Tudo começou em 2002, com uma pequena turma de um curso com 5 dias de duração. Mas em 2007, o Dr. Ítalo já contava com 500 alunos adeptos da medicina integrativa. E empenhado em ampliar ainda mais o movimento, decidiu estruturar e profissionalizar seu programa educacional, fundando a empresa Longevidade Saudável.
Seguindo a jornada de disseminação de conhecimento científico, a relação com grandes nomes mundiais das Ciências da Longevidade foi se estreitando e veio o encorajamento para arquitetar o 1º Congresso Internacional, que aconteceu em 2012.
De lá para cá, quase 15.000 médicos já foram impactados pelo cuidado multidisciplinar da saúde e pelos conhecimentos aprofundados em fisiologia e hormonologia, compartilhados por diversas referências nacionais e internacionais da área.
Essa trajetória permitiu que o grupo Longevidade Saudável se tornasse o 2º maior grupo de médicos da longevidade do mundo, e o Congresso, o 2º maior evento da área a nível mundial.
Este ano, as expectativas são ainda maiores por dois motivos: o evento não pode acontecer em 2020 e 2021 em razão da pandemia e, quebrando o padrão, daqui por diante, o Congresso acontecerá apenas a cada 2 anos.
O que leva os médicos a buscarem por este tipo de medicina?
A realidade atual da maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil, é inédita!
Pela primeira vez na história da humanidade, mais pessoas estão envelhecendo do que nascendo. E, embora a medicina convencional tenha seu mérito reconhecido, os dados sobre o avanço das doenças não param de crescer.
Estes fatos têm colocado médicos a questionar os porquês disso e, principalmente, a buscar meios de promover saúde para que as pessoas realmente possam viver por mais tempo em melhores condições.
Além disso, a realidade da maioria dos médicos é extremamente frustrante hoje.
Muitos estão exaustos de suas rotinas sobrecarregadas e recheadas de doenças, estão com a própria saúde comprometida e, em muitos casos, desejando abandonar a medicina.
Ou seja, cada vez mais médicos estão buscando saber sobre longevidade, porque precisam encontrar novos motivos e meios para melhorar a própria qualidade de vida e, obviamente, a de seus pacientes.
Medicina da longevidade: a fonte da vida longa e saudável
Muitos ainda se perguntam o que há de especial na medicina da longevidade. Aliás, ainda há quem duvide de seu potencial e coloque obstáculos na expansão do modelo. Mas por quê?
Primeiramente, é importante destacar que quando se fala em longevidade, a proposta não está relacionada com deixar de envelhecer, mas sim evitar a perda da qualidade de vida que para muitos ainda é entendida como normal do envelhecimento.
Envelhecer é um processo natural! A idade cronológica, constante na certidão de nascimento, vai avançar inevitavelmente.
Quando se fala em longevidade saudável, o objetivo é evitar que a idade biológica avance no mesmo ritmo a partir de cuidados integrais de saúde inteiramente baseados na natureza humana, que visam manter a integridade funcional do ser humano pelo maior tempo possível.
Para isso, Dr. Ítalo Rachid, precursor do modelo no Brasil, defende a reaproximação da classe médica com a fisiologia, uma ciência que recebe pouquíssima atenção durante a graduação de medicina, e a hormonologia. Segundo ele “os níveis hormonais não caem porque envelhecemos, envelhecemos e adoecemos porque os níveis hormonais caem”.
O propósito é multiplicar o conhecimento sobre o que faz funcionar com regularidade a máquina humana, através do cuidado integrativo e, principalmente, dos hábitos e do estilo de vida saudáveis, para prevenir os desequilíbrios que acarretam doenças e contribuem com a perda da qualidade de vida e até com a antecipação do fim da vida.
Mas afinal, o que esperar do 9º Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana?
Como nas demais edições, o evento promete mudar vidas!
Serão 3 dias de aprendizado e atualização sobre as Ciências da Longevidade, com médicos, pesquisadores, professores e cientistas que já têm seus nomes marcados na história da medicina preventiva com contribuições grandiosas para a comunidade médica e científica.
O Auditório Robson Santos será o principal, onde se apresentarão 19 profissionais, dentre eles 5 internacionais, das 9h às 19h, com o encerramento marcado para o domingo, 27, às 14h.
Em paralelo, o Auditório Lilian Marques será usado para simpósios satélites na sexta-feira e no sábado. No domingo, o espaço será destinado ao evento Painel Pós-Covid, exclusivo para 200 médicos associados à SOBRAF, que será transmitido online e ao vivo para demais médicos e profissionais da saúde inscritos.
Além disso, o evento contará com um belíssimo espaço para expositores e parceiros, todos com produtos e serviços relacionados à medicina integrativa e aos cuidados de saúde, sendo também o ambiente ideal dos intervalos para o natural break e networking.
Todos os esforços foram reunidos para proporcionar aos congressistas uma experiência única e transformadora que certamente os fará repensar a forma como vivem e atuam profissionalmente.
Não perca nada!
O aplicativo exclusivo do evento conta com todas as informações detalhadas, além de funcionalidades personalizadas para os congressistas, que poderão acessar os anais do evento, favoritar arquivos, enviar mensagens e contatar os organizadores.
E é claro, todas as notícias serão transmitidas em primeira mão através do Congresso News. Fique por dentro de tudo!